quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Escola Nova!

Conforme fomos divulgando nas últimas mensagens, nomeadamente através do comunicado de 3 de fevereiro de 2017, a nova escola EB2/3 foi finalmente adjudicada na reunião da Câmara Municipal de Guimarães.
Congratulamo-nos com a feliz notícia e sentimo-nos orgulhosos do trabalho desenvolvido por esta associação para a concretização de tão esperado objetivo.
Obirgado a todos quantos nos ajudaram e apoiaram!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Comunicado

          A Associação de Pais da Escola EB 2/3 das Caldas das Taipas entende ser seu dever esclarecer o seguinte, relativamente à questão da construção da nova Escola:
           Relembrar, em primeiro lugar, que o local próprio para a discussão, por parte dos encarregados de educação, dos assuntos e problemas relacionados com os nossos educandos e com a Escola que frequentam é a Assembleia Geral de Pais. E que, por outro lado, o principal veículo informativo da Associação de Pais é o seu blog, disponível em http://associacaoeb23taipas.blogspot.pt/ e acessível a todos os pais e encarregados de educação, como é do conhecimento de todos.
          Que, relativamente à mencionada questão da construção da nova Escola, após várias diligências levadas a cabo pelas Associações de Pais do Agrupamento, pelo Conselho Geral e o Conselho Pedagógico – de que se deu oportuno conhecimento, nos meios próprios –, bem como na sequência de diversas reuniões com a Câmara e também com a DGESTE, ao Projecto de Construção da nova Escola foi finalmente dado Parecer favorável, definitivo e sem condicionamentos, pela DGESTE. De tal facto teve a Direcção da Associação conhecimento no passado dia 5 de janeiro, por informação da Sra. Vereadora da Educação da CMG, Dra. Adelina Pinto, o que foi de imediato divulgado (a 6 de janeiro) a todos os pais e encarregados de educação, através do supra referido blog da Associação. Tal informação foi também recebida pela Direcção da Escola. Aliás, foi por esse motivo que não foi convocada a assembleia geral extraordinária («a fim de apreciar e decidir sobre medidas a tomar, nomeadamente acções de protesto mais veementes»), aventada na Moção aprovada na Assembleia Geral de 27 de outubro de 2016, remetida ao Sr. Delegado Regional da DGESTE e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal (também tornada pública no blog da Associação de Pais no dia 3/11/2016, para conhecimento de todos, sobretudo dos Pais e Encarregados de Educação ausentes naquela Assembleia de 27/10).
          Mais recentemente foi transmitido pela Sra. Vereadora que, enquanto se aguarda pela
aprovação da obra em reunião de Câmara – que se antevê ser na próxima reunião – e pelo Tribunal de Contas, a Câmara Municipal iria encetar, desde já, com a Direcção da Escola, toda a logística necessária ao arranque das obras em Junho próximo, de modo a não perturbar o decurso do presente ano lectivo. Entendeu, porém, a Associação de Pais não divulgar antecipadamente esta informação por concluir, por um lado, ser ela da incumbência da Câmara e/ou da Direcção da Escola – e, consequentemente, pelo respeito que ambas nos merecem – e, por outro lado, porque o principal anseio de toda a comunidade educativa estava já, finalmente, alcançado e tornado público desde o referido dia 6 de janeiro.
          A Associação de Pais congratula-se com o apoio que qualquer cidadão ou grupo de cidadãos entendam prestar na luta pela resolução dos problemas da Escola e dos nossos filhos/educandos, em ordem a prosseguir o interesse comum. Contudo, também não pode deixar de repudiar:
          - qualquer tipo de estratégia que nada tenha a ver com aquele interesse, bem como qualquer tipo de “movimentos” ou “vozes” de protesto, à margem dos reais interlocutores que têm trabalhado afincada, abnegada e desinteressadamente, na prossecução daquele fim, para mais desfasados das necessárias informações, sobretudo com o intuito de discutir uma questão que se encontra já resolvida e em fase de concretização – a construção da nova Escola;
         - qualquer tipo de “convite” ou “repto” para que a Direcção da Associação se pronuncie sobre esta ou qualquer outra questão, por outros meios que não sejam os locais e canais de comunicação próprios da Associação de Pais;
         - qualquer tipo de aproveitamento politico desta questão, seja de que lado for, como o já constatado, resultante de alegadas intervenções ou manifestações que se pretendem prefigurar como decisivas, precisamente numa fase em que o último e principal objectivo já está, afinal, alcançado.
         A Direcção actual da Associação de Pais continuará empenhada em alhear-se de qualquer tipo de interesses pessoais, políticos ou ânsias de protagonismos. Preocupa-se sim, exclusivamente com o bem-estar dos nossos filhos e educandos na Escola que frequentam, bem como com a união e harmonia de toda a comunidade educativa, que se revelou absolutamente determinante na consecução daquele objectivo comum.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Escola Nova!

No dia 05/01/2017 a Sra. Vereadora da Educação do Município de Guimarães Dra. Adelina Pinto, informou a Presidente da Direção da Associação de Pais da EB2/3 das Taipas Natália Fernandes de que a DGESTE acaba de aprovar o projeto de construção da nova Escola EB 2/3 nas Taipas, sem condicionamentos. 
Segue-se a aprovação em Reunião de Câmara Municipal e Pedido de parecer junto do Tribunal de Contas.
Mais uma difícil etapa ultrapassada!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Moção aprovada na Assembleia Geral de 27 de outubro

Esta Moção foi enviada para o Exmo. Sr. Delegado Regional do Norte da DGESTE Dr. José Mesquita e para o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Dr Domingos Bragança


MOÇÃO

                   Os pais e encarregados de educação dos alunos da E.B. 2,3 de Caldas das Taipas, reunidos em Assembleia Geral Ordinária, no dia 27 de Outubro do presente ano, foram esclarecidos pela Direção da Associação de Pais da escola relativamente ao estado do processo de construção das novas instalações.
                    A Assembleia de Pais ficou muito agradada pela iniciativa da Autarquia Vimaranense, que assumiu disponibilizar as verbas necessárias para a construção da nova escola.
        A Assembleia de Pais ficou igualmente agradada com o empenho demonstrado pelo Exmo. Senhor Delegado da DGESTE na reunião do passado dia 19 de outubro em alcançar o desfecho deste processo de forma célere.
               Na presente data o processo de construção da E.B. 2,3 de Caldas das Taipas está pendente da aprovação do projeto, sem condicionamentos, por parte da DGESTE, uma vez que tal projeto já foi aprovado com condicionamentos. Tais condicionamentos prendem-se com pormenores técnicos de tal projeto. O processo estará, assim, “bloqueado” devido a divergências de soluções entre a equipa técnica da DGESTE e a equipa técnica do projeto.
                   Os pais e encarregados de educação, reunidos em Assembleia Geral, compreendem a situação em causa, mas não podem aguardar eternamente o ultrapassar de questões técnicas. Com efeito, o processo de construção da nova escola arrasta-se há quase 4 anos, sendo que, neste momento, quer os pais, quer a demais comunidade educativa, já está nos limites da compreensão suportável e que lhes será exigível.
                  A Assembleia tem a legítima expectativa e quer acreditar que lhe será comunicado em breve o parecer final favorável, e sem condicionamentos, por parte da DGESTE. Todavia, caso tal pretensão e expectativa lhe seja defraudada, foi desde já decidido que venha a ser convocada Assembleia Geral Extraordinária, a fim de apreciar e decidir sobre medidas a tomar, nomeadamente ações de protesto mais veementes e, consequentemente, mais desagradáveis para todos. 
     A Assembleia solicita, assim, a todas as partes envolvidas, que, na apreciação das questões em análise, seja dada prioridade ao facto de que, atualmente, os estudantes e demais comunidade educativa desta escola, com cerca de 35 anos, estão extensivamente expostos diariamente e por um período excessivo a placas de amianto em notória decomposição, sendo este, segundo a OMS, um potente carcinogéneo. A tal acrescem salas de aula com infiltrações de água e sem aquecimento, pavimentos, pisos e coberturas em adiantado estado de degradação, entre muitos outros problemas que põem em causa não apenas a saúde pública e a segurança de todos quantos na escola passam o seu dia, mas também as condições mínimas e dignas de uma instituição de ensino, o que preocupa severamente todos os pais, encarregados de educação e restante comunidade educativa.


Certos da melhor compreensão e atenção de Vªs. Ex.as ao assunto supra exposto, subscrevemo-nos, com os melhores cumprimentos,
A Presidente da Direção da Associação
Natália Fernandes

A Presidente da Assembleia Geral da Associação
Paula Saraiva

O Presidente do Conselho Fiscal da Associação
José Augusto Silva

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Teremos nova escola!

No dia 7 de Setembro 2016, a Sra. Vereadora da Educação do Município de Guimarães Dra. Adelina Pinto, a pedido do Sr. Presidente do Município de Guimarães Dr. Domingos Bragança, informou a Presidente da Direção da Associação de Pais da EB2/3 das Taipas Natália Fernandes (e ao Sr Diretor da EB 2/3 Dr Mário Rodrigues), de que a Autarquia decidiu avançar com a construção de nova Escola EB 2/3 nas Taipas.

Informou ainda de que o inicio das obras ocorrerá em janeiro de 2017, altura em que os alunos deverão encontrar-se já transferidos para instalações ou estabelecimentos que os acolherão no decurso das obras. Para o efeito iniciar-se-ao em breve contactos e diligências para concertar soluções  com vista  àquela transferência.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Balanço do mandato dos órgãos sociais cessantes.

Eleitos que foram, a 08/01/2016 em assembleia geral eletiva, os novos elementos dos órgãos sociais da Associação de Pais cumpre realizar o balanço do mandato que agora termina.
Assim, se é certo que ficou, como sempre, muito mais por fazer que aquilo que se fez e, sobretudo, do que se pretendia fazer, julgo que não se pode deixar de considerar muito positivo tudo aquilo que foi feito.
Ora se a luta, que acabamos por vencer com manifestações no Porto e deslocações à Assembleia da República em Lisboa, pela colocação do mínimo indispensável de professores de educação especial absorveu as energias da Associação no último ano de mandato prejudicando a concretização de outras actividades, paralelamente conseguiu-se, no entanto, o mais importante objectivo fixado para este mandato a realização de obras na escola, depois de várias reuniões com o Sr. Presidente da Câmara e com a Vereadora do Pelouro da Educação, aquele Presidente acabou por anunciar, em reunião na escola a 10 de Novembro de 2015, que já tinha firmado, embora verbalmente, o acordo com a CCDR-N para, ao abrigo do quadro comunitário 2020, a construção duma EB23 completamente nova, obra que se espera ver iniciada no fim deste ano letivo.
Cumpre finalmente uma palavra de louvor a todos aqueles elementos da Associação de pais que dedicaram o seu tempo, esforço e empenho na defesa dos interesses dos alunos e dos pais da EB23 das Taipas e uma palavra de agradecimento aos muitos professores e auxiliares e ao Diretor da Escola Prof. Mário Rodrigues que, constatamos ao longo deste mandato, chegam a ser muito mais do que meros professsores.
Por fim, os votos de boa sorte para os novos elementos que passaram a integrar os órgãos sociais que, tenho a certeza, formarão uma equipa extremamente válida na defesa dos interesses dos pais e alunos e na concretização dos objetivos da Associação.
Emanuel Morais Antunes 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Associações de Pais do agrupamento das Taipas deslocaram-se à Dgeste e à Assembleia da República e conseguiram mais dois professores de educação especial

Na sequência da manifestação de Novembro de 2014, de cerca de oito dezenas de pais junto da DGESTE por causa da insuficiência dos cinco professores de educação especial colocados no Agrupamento das Taipas, foi, conforme prometido aos pais, efetuada pela DGESTE uma ação de monitorização nas escolas do agrupamento, cujas conclusões apontavam para a reavaliação e classificação dos alunos da educação especial por parte da direção do Agrupamento, o que esta efetuou, concluindo pela existência de 60 alunos com necessidades educativas especiais permanentes.
Por esforço conjunto da Direção do agrupamento de escolas das Taipas e das associações de pais, numa primeira fase, foi colocado mais um professor e, agora, depois de muita insistência, na sequência duma reunião da DGESTE no Porto, a 30/03/2015, com vários elementos representantes de todas as associações de pais do agrupamento, foi prometida a colocação, ainda durante este ano letivo, de mais um professsor de educação especial. 
A DGESTE que havia inicialmente manifestado indisponibilidade de agenda para receber as associações pais, numa altura em que as associações de pais de todas as escolas do agrupamento conseguiram finalmente audiência junto de alguns dos grupos parlamentares (CDSPP; PS e PSD) e da Comissão de Educação da Assembleia da República e ainda com a Inspeção Geral de Educação, acabou por encontrar uma vaga e receber quatro representantes das associações de pais de todas as escolas do agrupamento numa reunião em que ficou, então, prometida a colocação de mais um professor de educação especial. 
No entanto o sexto professor já colocado e o sétimo prometido continuam e continuarão a afigurar-se insuficientes para as necessidades dos 60 alunos da educação especial do agrupamento deixando dezenas de alunos sem o devido acompanhamento, por isso, três pais representantes das associações de pais das escolas do agrupamento deslocaram-se a a 02 de Abril à Inspeção Geral de Educação no Porto e, sete pais representantes das associações de pais das escolas do agrupamento deslocaram-se, no dia 09 de Abril de 2015, a Lisboa, à Assembleia da República onde reuniram às 10h com o grupo parlamentar do CDS-PP, às 11h com o do PS e às 15,30h com o do PSD, tendo no início da tarde tido audiência com a o grupo de trabalho da educação especial da Comissão de Educação da Assembleia da República em que os representantes dos pais expuseram e documentaram aos Srs. Deputados presentes na Comissão de Educação da A.R. toda esta problemática da falta de professores de educação especial no agrupamento de escolas das Taipas, conseguiram, para além duma série de diligências da Comissão e dos grupos parlamentares junto das entidades competentes para corrigir a situação, uma prometida deslocação da Srª. Deputada do PSD Margarida Almeida Presidente da Comissão de Educação da Assembleia da República ao agrupamento de escolas das Taipas, visita provisoriamente agendada para o próximo dia 27 de Abril de 2015 às 10h. Para além de terem já conseguido atenuar o problema, as associações de pais esperam, com todas estas iniciativas conseguir resolver esta problemática ainda no decorrer deste ano letivo e, fundamentalmente, lançar as sementes para colher o número adequado de professores de educação especial para o próximo ano letivo. 
De salientar ainda, que as associações de pais reuniram em Março com a Srª. Vereadora da educação do Município de Guimarães Drª. Adelina Paula Pinto que prometeu então aos representantes das associações de pais a colocação, dentro de uma semana, de mais um assistente operacional para auxiliar a educação especial, o que ainda não se concretizou no tempo prometido mas que se espera ainda ver certamente concretizado, de resto, por esse motivo e outro motivo que contende com as obras que é absolutamente necessário executar na EB23 das Taipas, as associações de pais têm já uma reunião agendada para o dia 15/04/2015 pelas 18,30h com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na EB23 das Taipas.


A gravação audio da audiência das associações de pais na Comissão de Educação da Assembleia da República pode ser consultada em:
 
http://media.parlamento.pt/site/XIILEG/4SL/COM/08-CECC/CECC_GT_EE/CECC_GT_EE_20150409.mp3