sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Comunicado

          A Associação de Pais da Escola EB 2/3 das Caldas das Taipas entende ser seu dever esclarecer o seguinte, relativamente à questão da construção da nova Escola:
           Relembrar, em primeiro lugar, que o local próprio para a discussão, por parte dos encarregados de educação, dos assuntos e problemas relacionados com os nossos educandos e com a Escola que frequentam é a Assembleia Geral de Pais. E que, por outro lado, o principal veículo informativo da Associação de Pais é o seu blog, disponível em http://associacaoeb23taipas.blogspot.pt/ e acessível a todos os pais e encarregados de educação, como é do conhecimento de todos.
          Que, relativamente à mencionada questão da construção da nova Escola, após várias diligências levadas a cabo pelas Associações de Pais do Agrupamento, pelo Conselho Geral e o Conselho Pedagógico – de que se deu oportuno conhecimento, nos meios próprios –, bem como na sequência de diversas reuniões com a Câmara e também com a DGESTE, ao Projecto de Construção da nova Escola foi finalmente dado Parecer favorável, definitivo e sem condicionamentos, pela DGESTE. De tal facto teve a Direcção da Associação conhecimento no passado dia 5 de janeiro, por informação da Sra. Vereadora da Educação da CMG, Dra. Adelina Pinto, o que foi de imediato divulgado (a 6 de janeiro) a todos os pais e encarregados de educação, através do supra referido blog da Associação. Tal informação foi também recebida pela Direcção da Escola. Aliás, foi por esse motivo que não foi convocada a assembleia geral extraordinária («a fim de apreciar e decidir sobre medidas a tomar, nomeadamente acções de protesto mais veementes»), aventada na Moção aprovada na Assembleia Geral de 27 de outubro de 2016, remetida ao Sr. Delegado Regional da DGESTE e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal (também tornada pública no blog da Associação de Pais no dia 3/11/2016, para conhecimento de todos, sobretudo dos Pais e Encarregados de Educação ausentes naquela Assembleia de 27/10).
          Mais recentemente foi transmitido pela Sra. Vereadora que, enquanto se aguarda pela
aprovação da obra em reunião de Câmara – que se antevê ser na próxima reunião – e pelo Tribunal de Contas, a Câmara Municipal iria encetar, desde já, com a Direcção da Escola, toda a logística necessária ao arranque das obras em Junho próximo, de modo a não perturbar o decurso do presente ano lectivo. Entendeu, porém, a Associação de Pais não divulgar antecipadamente esta informação por concluir, por um lado, ser ela da incumbência da Câmara e/ou da Direcção da Escola – e, consequentemente, pelo respeito que ambas nos merecem – e, por outro lado, porque o principal anseio de toda a comunidade educativa estava já, finalmente, alcançado e tornado público desde o referido dia 6 de janeiro.
          A Associação de Pais congratula-se com o apoio que qualquer cidadão ou grupo de cidadãos entendam prestar na luta pela resolução dos problemas da Escola e dos nossos filhos/educandos, em ordem a prosseguir o interesse comum. Contudo, também não pode deixar de repudiar:
          - qualquer tipo de estratégia que nada tenha a ver com aquele interesse, bem como qualquer tipo de “movimentos” ou “vozes” de protesto, à margem dos reais interlocutores que têm trabalhado afincada, abnegada e desinteressadamente, na prossecução daquele fim, para mais desfasados das necessárias informações, sobretudo com o intuito de discutir uma questão que se encontra já resolvida e em fase de concretização – a construção da nova Escola;
         - qualquer tipo de “convite” ou “repto” para que a Direcção da Associação se pronuncie sobre esta ou qualquer outra questão, por outros meios que não sejam os locais e canais de comunicação próprios da Associação de Pais;
         - qualquer tipo de aproveitamento politico desta questão, seja de que lado for, como o já constatado, resultante de alegadas intervenções ou manifestações que se pretendem prefigurar como decisivas, precisamente numa fase em que o último e principal objectivo já está, afinal, alcançado.
         A Direcção actual da Associação de Pais continuará empenhada em alhear-se de qualquer tipo de interesses pessoais, políticos ou ânsias de protagonismos. Preocupa-se sim, exclusivamente com o bem-estar dos nossos filhos e educandos na Escola que frequentam, bem como com a união e harmonia de toda a comunidade educativa, que se revelou absolutamente determinante na consecução daquele objectivo comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário